quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Tecnologia e Educação

A utilização da tecnologia na sala de aula é hoje um caminho sem volta. Ela traz dados, imagens, de forma rápida e atraente. O papel do professor - o principal papel- é ajudar o aluno a interpretar esses dados, relacioná-los e contextualizá-los. Ele deve estar atento à sua utilização. A velocidade com que as informações chegam até o aluno não podem ser desprezadas. A tecnologia talvez modifique a ação do professor, mas caberá a ele conduzi-la. Ele deverá trazer para si a responsabilidade de utilizar a tecnologia e a melhor hora para esse propósito. A tecnologia como ferramente didática não é uma inovação e sim um melhor aproveitamento de recursos para economizar tempo e obter sucesso no ensino-aprendizagem.

2 comentários:

vera disse...

Concordo com tua colocação. As tecnologias na educação são um caminho sem volta e nós educadores preciamos nos adaptar para acompanhar esta prática pedagógica de inclusão digital nas escolas.

Simone Poglia disse...

Oi, Sil!
Concordo plenamente com você quanto a importãncia de contextualizar a tecnologia no processo ensino-aprendizagem. Sabemos que ela não vai acelerar, nem mudar esse processo se o professor não estiver ciente que ela é apenas um suporte na sua ação pedagógica.Bjinhos,
Simone